

SAIBA MAIS
A graduação em Ciências Econômicas da UFSCAR Sorocaba foi criada no ano de 2008 e é ofertada em período integral, com duração de 4 anos (ou 8 semestres). A cada ano são oferecidas 60 vagas por meio do Sistema Único de Seleção Unificada (SISU), para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
De acordo com o Ministério da Educação, a graduação em Ciências Econômicas da UFSCAR no campus Sorocaba, ocupa a 8ª colocação entre os melhores cursos de economia do país no ano de 2012, ficando atrás somente de instituições consagradas, como a FGV, UFMG, UnB, UFSC, IBMEC, presentes nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Rio de Janeiro.
O economista formado pela UFSCar deverá ter um mercado de trabalho ainda mais amplo do que o existente para os profissionais formados em cursos mais conservadores. Além de poder atuar nas áreas tradicionais da Economia, exercendo funções executivas ou de assessoramento em finanças, comércio internacional, planejamento econômico, políticas públicas, dentre outras, este profissional terá especial competência para lidar com as questões ambientais.
Como as preocupações com o meio ambiente na atualidade são enormes e tendem a crescer, além da notável carência de profissionais que possam analisar tais questões sob um enfoque econômico, as perspectivas para os economistas formados na Universidade são auspiciosas.
O Bacharel em Ciências Econômicas pode atuar em órgãos governamentais ou em empresas privadas, realizando estudos e assessorando decisões que envolvam a produção e a distribuição de bens e serviços. Utilizando elementos da Teoria Econômica, métodos quantitativos e conhecimentos das demais Ciências Sociais, os economistas estudam as formas como a sociedade organiza suas atividades econômicas e oferecem indicações para que tais atividades possam ocorrer mais eficientemente.
